GABRIEL ALBO G.ALBO // User Experience Designer

puts 'Why? '*5

- A relação entre esse comercial de TV e a visão de UX de alguns clientes que tive merecia um texto a respeito…

- Como é que saímos de flat design para long shadow? Achei que coisas achatadas projetassem pouca sombra!

- Será que o mundo já conhece o suficiente do editor de Markdown Mou?

- Vou enumerar 10 motivos por que “Web Form Design” do Luke Wroblewski deveria ser leitura obrigatória no vestibular:…

- O atendimento do Subway e do Spoletto me lembram de quando preciso acessar aquele site governamental e eu preciso aprender os termos de negócio deles para completar aquele formulário…


Há dezenas de tipos de designers. Talvez centenas. Cada um tem um background, uma especialidade, um ponto de vista. Na área de software, já pude conhecer alguns: o pesquisador, o designer de interação, o designer gráfico, etc.. Mas apesar de tantas - e distintas - áreas, uma coisa costuma ser um traço comum: designers são pentelhos detalhistas e insatisfeitos. Sempre enxergam as coisas de forma meticulosa, e dessa visão tecem críticas, reconhecem padrões e fantasiam mudanças. É da natureza do métier.

Eu não sou diferente. Sou pago para fazer design de experiência de usuário, mas no fundo, na minha cabeça faço design de tudo. E as cinco frases que iniciam esse post são rápidos exemplos, do topo da cabeça, de coisas que já pensei ou debati e que me martelaram a cabeça tendo nunda saído de lá - talvez por falta de um meio mais propício. E esse é o objetivo desse blog: tirar da cabeça as ideias que tenham a ver com design de experiência - design de interação, front-end dev, design gráfico, usabilidade, design de serviço, etc. - e jogar em algum lugar. Se, de quebra, conhecer mais pessoas com quem possa aprender e trocar ideias, #epicwin.

Além dos posts e das informações de contato, pretendo também incluir trabalhos que já fiz e experimentos variados.

Construí esse site usando, basicamente, Jekyll, Sass/Compass, Foundation e Normalize; estou hospedando-o no github pages e tentando tornar o processo de deploy o mais rápido possível, visando favorecer o continuous design/improvement. Os experimentos, que em sua maioria serão tirados do meu codepen, serão prioritariamente feitos em HTML5 + CSS3, mas meu background de desenvolvedor, fatalmente, vai me fazer querer brincar com JavaScript e/ou Ruby, ocasionalmente.

Todo feedback é bem-vindo :) Espero seu retorno.

comments powered by Disqus